Acolhimento transpessoal
- Zilda Moretti
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias

A abordagem transpessoal em psicologia considera o ser humano em sua totalidade (físico, emocional, mental, social e espiritual), buscando a integração dos diferentes aspectos e níveis da consciência.
Com base nos princípios dessa abordagem, apresento 7 PASSOS para compreender melhor o cliente atendido na psicoterapia de orientação transpessoal:
Acolhimento Integral e Escuta Empática Transpessoal:
Estabeleça um ambiente de total aceitação e ausência de julgamento, reconhecendo o cliente como um ser único, em seu processo evolutivo.
Pratique a escuta ativa, atenta não apenas ao conteúdo verbal (o nível pessoal do cliente), mas também aos aspectos não verbais (linguagem corporal, tom de voz) e aos temas ou expressões que remetem a dimensões mais profundas, existenciais ou espirituais (o nível transpessoal).
Reconhecimento da Dimensão Transpessoal (Além do Ego):
Entenda que o cliente possui uma dimensão conhecida como Self ( na linguagem junguiana) e/ou Supraconsciência (na linguagem da psicossíntese) que transcende a personalidade (o ego e seus condicionamentos).
Busque identificar e valorizar as manifestações dessa dimensão no relato do cliente, como momentos de insight, resiliência, conexão, propósito, ou relatos de experiências de pico/espirituais.
Cartografia da Consciência e Níveis de Experiência:
Compreenda que a problemática do cliente pode estar em diferentes níveis de consciência (perinatal, pessoal/biográfico ,inconsciente, coletivo/transpessoal).
Utilize o relato do cliente para mapear os elementos de sua personalidade, seus conflitos e os conteúdos inconscientes que emergem, mas sempre à luz do potencial de transcendência e integração.
Foco no Processo e na Experiência (Não Apenas na Interpretação):
Priorize a facilitação da experiência direta e a tomada de consciência pelo próprio cliente, em vez de oferecer interpretações fechadas dos conteúdos.
Incentive o cliente a entrar em contato com suas emoções, sensações e imaginação, pois a Transpessoal valoriza a vivência como caminho para o crescimento e a cura.
Identificação e Estimulação dos Potenciais de Crescimento (Eixo de progressão e expansão):
Mantenha o foco nos potenciais, nos recursos internos e na saúde do cliente, e não apenas na patologia ou no problema (visão Salutogênica).
Busque o "Eixo de progressão e expansão" — a crença de que o conflito não pode ser solucionado no mesmo nível de consciência em que foi criado, mas exige uma elevação para novas respostas e integração.
Integração Corpo-Mente-Espírito:
Compreenda o cliente como um sistema holístico e integral.
Atente para como o corpo manifesta os conteúdos inconscientes e os conflitos. A abordagem muitas vezes utiliza ferramentas que acessam e integram diferentes aspectos (razão, emoção, intuição, sensação), conhecida como a bussola da psique
(Com Discernimento):
Se apropriado e dentro do contexto ético e de formação, utilize técnicas que facilitem o acesso a estados expandidos de consciência (como visualizações ativas, meditação guiada, ou exercícios vivenciais).
Essas ferramentas são utilizadas para ajudar o cliente a acessar conteúdos mais profundos (inconscientes/supraconscientes) e promover uma "tomada de consciência" que leve à autotransformação e à conexão com seu "eu essencial".





Comentários